Pontos turísticos no Pará

O Pára é um estado brasileiro localizado na região Norte do país, e é frequentemente desconsiderado pelos turistas brasileiros como destino de escolha para as férias. Mas quem conhece o estado sabe que isso é um erro, e que o estado tem muitos pontos turísticos e muito para oferecer aos seus visitantes.

Primeiramente, Pará é a casa do Parque Nacional da Amazônia, região que abriga parte da floresta amazônica e diversas espécies de animais nativos desse habitat. Durante várias épocas do ano o parque alaga pelas chuvas, e é necessário atravessar algumas áreas de barco.

Belém, a capital do Pará, fica localizada bem próxima a nascente do Rio Amazonas. Belém possui uma arquitetura colonial que a torna conhecida nacionalmente.

Ainda próximo de Belém, existem diversas outras cidades e atrações turísticas imperdíveis, como a ilha de Marajó, a cidade de Santarém, e muito mais.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse estado incrível? Nesse post você vai encontrar os melhores pontos turísticos do Pará, então leia até o final e descubra mais motivos para escolher o Pará como próximo destino de viagem!

Melhores pontos turísticos do Pará

O Pará é um destino desconsiderado por muitos turistas, provavelmente por falta de conhecimento sobre todas as belezas que se localizam nesse estado. Conheça agora um pouco mais do Pará e descubra porque o estado deve entrar nos seus próximos planos de viagem!

Dê uma olhada em alguns dos melhores pontos turísticos do Pará:

  • Marajó
  • Belém
    • Ver-o-peso
    • Forte do Presépio
    • Estação das Docas
    • Mangal das Garças
    • Catedral Nossa Senhora da Graça
  • Amazônia National Park
  • Santarém

Marajó

Imagem: José Priante

Marajó é uma ilha fluvial bem grande situada no local onde o Rio Amazonas desemboca no Oceano Atlântico. A ilha possui quase 400 mil habitantes, e abriga diferentes cidades, além de fazendas, reservas naturais, mangues, e praias.

A ilha é muito rica em fauna e flora, e é comum ver no local búfalos de água, piranhas pelo rio, jacarés e diferentes pássaros coloridos voando pelo céu, em paisagens de tirar o fôlego, tendo um gostinho da verdadeira Amazônia.

Dentre as praias mais famosas da ilha encontram-se a praia de Araruna, na principal cidade da ilha, Soure, e a Praia do Pesqueiro, repleta de palmeiras em sua orla.

Belém

Imagem: Viagem e Turismo

Belém é a capital do estado do Pará, é uma cidade portuária importante para a economia local, e serve como porta de entrada para as regiões mais remotas da Amazônia.

A cidade possui uma história muito rica, com parte de sua estrutura colonial preservada até hoje na região conhecida como Cidade Velha. Diversas igrejas, fortificações e cases de azulejos azuis construídas pelos portugueses no século XVII estão preservadas no local, sendo uma atração a parte para os turistas.

Algumas atrações da cidade são particularmente interessantes e imperdíveis para quem passa por lá, e constituem alguns dos cartões postais mais famosos do estado do Pará. São elas:

Ver o peso é um mercado a céu aberto que vende todos os tipos de comidas típicas locais, como frutos, ervas e peixes típicos da Amazônia brasileira, além de ser repleto de cultura e peças de artesanato feitos por artesãos locais.

O Forte do presépio é uma fortaleza preservada cheia de história, e ainda oferece vistas maravilhosas da cidade e de outros pontos turísticos, como o mercado ver-o-peso.

O local é uma doca que foi reformada em um complexo de entretenimento que hoje abriga diversos bares, restaurantes e casas de shows. As docas ficam na beira do rio, com uma vista muito bonita, e é de lá que saem os tours de barco pelo rio. É um excelente lugar para curtir o fim de tarde e desfrutar de boa comida e boa música noite adentro.

O Mangal das Garças é um parque ecológico situado dentro de Belém, e oferece um refúgio para fugir do movimento e barulho da cidade, com uma natureza exuberante e espécies de animais típicos da região.

A Catedral Nossa Senhora da Graça, ou Catedral Nossa Senhora de Belém, fica na Cidade Velha, e foi a primeira igreja construída na cidade. Ela possui uma arquitetura impressionante, e é realmente muito bonita. Vale a visita.

Parque Nacional da Amazônia

Imagem: AquaPurif

Inaugurado em 1974 na cidade de Itaúba – pegando ainda um pouco da cidade de Trairão – o Parque Nacional da Amazônia é um parque enorme – com mais de 1 milhão de hectares – dedicado exclusivamente à preservação da fauna e da flora nativas da Floresta Amazônica.

O parque fica na bacia hidrográfica do Tio Tapajós, localizado mais ou menos na metade do caminho entre Manaus e Belém.

O parque possui trilhas demarcadas para os turistas que desejam se aventurar e curtir a natureza em meio a um dos ecossistemas mais famosos e importantes do mundo.

Santarém

Santarém é uma pequena cidade do Pará, famosa por ser o local de encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas. O encontro das águas dos dois rios é um fenômeno incrível que atrai muitos turistas.  Existe um mirante na cidade especialmente construído para a observação desse fenômeno, o Mirante do Tapajós.

Na beira rio da cidade, fica o Centro Cultural João Fona, que conta a história dos índios tapajós e mostra um pouco da sua cultura. Próximo ao centro cultura está o Museu Dica Frazão, que possui exposições sobre as peças da artista feitas de materiais naturais.

O centro da cidade possui ainda atrações como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição o  ZooFIT, um abrigo de animais da Amazônia.

O turista ainda pode aproveitar as praias da região, como Alter do Chão e Ponta de Pedras.

 

Aposto que você descobriu que o Pará é muito mais do que você pensava, não é mesmo? Você sabia que dava pra fazer isso tudo em Belém? Conta pra gente ai nos comentários!